Canto Coral Adulto

 
 

PROPOSTA

CANTO CORAL ADULTO

OBJETIVOS

Objetivos Gerais para a Empresa: "Como essa proposta pode servir, ajudar na empresa"

A realização de um projeto de Canto Coral tem como objetivo promover o encontro de pessoas com a finalidade de executar repertório musical específico para essa formação. Através da música coral, é possível sensibilizar aquele que pratica e desenvolver sua acuidade auditiva. Assim, através de uma prática coletiva de música, desenvolve-se uma relação de engajamento e trocas criando uma comunidade que se organiza para uma finalidade. Observa-se o fortalecimento de vínculos entre os participantes e a empresa.

O participante de um grupo coral desenvolve condições para expressar-se com liberdade, distinguindo as diversidades existentes nos fenômenos musicais. Nota-se, entre os cantores, o desenvolvimento de habilidades como sensibilidade, criatividade, senso rítmico, ouvido interno e musical, prazer em ouvir e fazer música, imaginação, memória, atenção, coordenação, autodisciplina e respeito ao próximo.

A música funciona como objeto disparador para trabalhar habilidades diversas, estimulando o corpo e a mente. O canto valoriza a expressividade e promove o conhecimento da linguagem musical. Através dele, exploramos o espaço, utilizando pulso, ritmos, melodias e harmonias variadas. Em um grupo de formação coral, é possível valorizar repertórios variados, oportunizando a ampliação de estilos musicais.

A empresa, preocupada com seus colaboradores, ao promover práticas musicais coletivas, valoriza a relação entre a instituição e os trabalhadores. A linguagem musical sensibiliza o ser humano e toca de uma forma a acessar suas estruturas mentais não desenvolvidas na rotina diária daqueles que não praticam música. Dessa forma, reflexos estarão diretamente relacionados com melhoria de clima e cultura institucionais.

PÚBLICO-ALVO

Público de interesse e quantas pessoas podem participar;

Público adulto.

Com a necessidade de manutenção do distanciamento social, 3m² por integrante – máximo de 20 vozes por encontro.

Ratificamos a necessidade de manter o distanciamento e circulação de ar necessários para a realização da atividade, tendo em vista que as pessoas cantarão e utilizarão o corpo.

LOCAL, DATA E HORÁRIO

Data e Horário: a combinar, mas apresentar uma proposta de Duração/Etapas, ainda que possa ser formatada com cada empresa;
Encontros semanais de 2 horas de duração.
Local: na própria empresa

INVESTIMENTO

Consultar na Sede do INSTITUTO ITACOLOMI pelos telefones (19)3886.5862 ou (19)9.7408.7629 ou solicitar essa e outras informações através do e-mail: itacolomivinhedo@yahoo.com.br

METODOLOGIA

O planejamento dos encontros utiliza, em seu core, as perspectivas de educação musical de Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950) e Zoltán Kodály (1882-1967), assim, é possível desenvolver habilidades e elementos descritos a seguir:

• canto;
• exercício rítmico, marchas, dança e coordenação motora;
• exercício de relaxamento e respiração;
• exercício para desenvolver a atenção, concentração e memória;
• exercício de improvisação e criatividade;
• expressão corporal e interpretação;
• leitura musical (solfejo).

As habilidades acima elencadas são desenvolvidas durante o trabalho nos ensaios de forma imbricada, havendo, muitas vezes, a impossibilidade de separar cada elemento, reflexo da complexidade da linguagem musical. Dessa forma, o cérebro é ativado em diversas áreas. Ao cantar, desenvolvemos noções de pulsação, acentos, subdivisão de tempos, ritmo, intervalos, interpretação, dinâmica, fraseado, expressão corporal e outros. Ressaltamos que as canções são acompanhadas por um pianista.

Case

Encontramos a atividade do canto coral em diversos espaços, e isso se reflete tanto na atuação do maestro Renê, como do pianista acompanhador Leonardo. O impacto do canto coral, ainda em sua formação, fez com que tivesse interesse em trabalhar com canto em diversos espaços. Na iniciativa privada, destacamos a experiência com empresa TEKA Tecelagem. Leonardo, como pianista, destaca sua atuação na Igreja Lutherana e no Clube do Círculo Militar de Campinas. A experiência de ambos complementam-se, explorando, assim, o potencial dessa forma de arte.

CURRÍCULO

Renê Martiniano – Regente

Renê é Regente de Orquestra e Coral, pelo Centro Universitário Claretiano em Artes e Educação Artística. Entre as instituições que foram significativas em sua formação, estão o Conservatório Dramático Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – SP, “Carlos Gomes” de Campinas e de São Lourenço de São Lourenço – MG, além da Escuela de Dirección de Orquestra y Banda “Maestro Navarro Lara”. Atuou como regente coral nos municípios de Campinas, Sumaré, Holambra, Arthur Nogueira e Vinhedo, em iniciativa pública, privada e religiosa, com públicos diversificados.

Leonardo de Oliveira – Pianista acompanhador

Leonardo é mestre e doutor em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, pela Universidade Estadual de Campinas; um programa da Faculdade de Ciências Médicas oferecido no departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação. É graduado em música, pela mesma universidade, e licenciado em pedagogia, pela Universidade São Marcos. Atuou como educador musical e na área de performance, além de sempre ter acompanhado coros, cantores e instrumentistas. Entre suas práticas como pianista coral, atuou no Projeto Canarinhos da Terra, Coral da Igreja Lutherana de Campinas e Projeto Coral Cênico nas escolas Sesi.

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