COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA

 
 

PROPOSTA

PALESTRA e VIVÊNCIA de apresentação, sensibilização e experiências relativas a princípios COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA, buscando conexão com questões do contexto profissional.

OBJETIVOS

Objetivo geral
Oportunizar novas percepções, leituras, compreensão e atitudes (ação) diante de conflitos que surgem durante feedbacks, negociações, criações, tomadas de decisão, definição de metas e mesmo nas pequenas divergências e incômodos comuns ao cotidiano profissional. Desenvolver, como caminho, a assertividade e a empatia nas relações a partir de elementos da Comunicação Não-Violenta (CNV), tendo por meio e fim o autoconhecimento, a compreensão mútua, a autonomia e a autorrealização em harmonia com o “bem coletivo” tendo em vista a empresa como um todo.

Objetivos Específicos:

• Promover o reconhecimento alguns princípios e elementos básicos da CNV;
• Apresentar estruturas na linguagem e cultura humanas que promovem violência;
• Destacar a importância fundamental das Necessidades Humanas Universais;
• Ressaltar e promover o aspecto compassivo e altruísta da essência humana;
• Propor uma mudança de foco nas relações interpessoais;
Em propostas mais amplas*:
• Desenvolver a empatia e a escuta profunda (escuta compassiva);
• Ampliar a percepção dos sentimentos e pedidos não evidentes;
• Valorizar os conflitos presentes no cotidiano, destacando seu aspecto educativo e facilitando a lida com mensagens e situações difíceis;
• Desenvolver a expressão mais sincera, clara e que promova mais a cooperação;
• Fomentar a consciência, a habilidade relacional e a resiliência emocional.
*Atenção: estes objetivos são sugestões e seu conjunto se adequará às demandas do grupo e às possibilidades da proposta final.

Conceito Geral

A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um caminho, criado Marshall Rosenberg, Psicólogo norte-americano, para nos conectar com a vida e as pessoas de uma forma mais profunda e verdadeira. Este “processo” evidencia uma essência comum a todos os seres humanos que, se reconhecida, pode promover um encontro intenso, amoroso e libertador com as demais pessoas e, principalmente, consigo mesmo, ampliando a qualidade das relações em geral e favorecendo o desenvolvimento das potencialidades humanas.

Vivemos numa cultura que tende a nos afastar dessa essência e dificulta o autoconhecimento, o exercício da sinceridade, a lida com conflitos, a vivência da autonomia, do altruísmo e a busca da autorrealização em harmonia com o bem coletivo.

Nas relações de trabalho, e em geral, são comuns situações de conflito que se complicam e se desdobram em dominação, submissão, rebeldia, desmotivação, chegando a agressões verbais ou violência física, desencadeando sofrimento e até adoecimento. Isso se deve, especialmente, à dificuldade que as pessoas envolvidas num conflito encontram para se conectarem umas às outras e a si próprias, impedindo que se expressem e ouçam de uma forma mais profunda, corajosa, empática e compassiva.

Diante desse contexto, a Comunicação Não-Violenta oferece reflexões e alternativas para desenvolver a “competência relacional e a resiliência emocional necessárias para transformar conflito em conexão e sustentar parcerias fortes e flexíveis” (Dominic Barter, referência em Comunicação Não-Violenta).

Neste processo, os desafios presentes no cotidiano de uma empresa podem se transformar em oportunidades para o desenvolvimento humano e em atitudes que podem promover as mudanças necessárias para a construção de relações mais saudáveis, prazerosas e profissionalmente produtivas.

Destacamos um trabalho que realizamos na empresa Leo Madeiras, maior distribuidora de materiais para marcenaria e indústrias de móveis do Brasil, com mais de 90 estabelecimentos espalhados por todo o país e 15 mil itens no catálogo.

Na perspectiva da empresa, que já vinha desenvolvendo um programa desde 2017, em 2020 “trouxemos uma pessoa especialista em comunicação não-violenta. Realizamos uma série de treinamentos e workshops sobre o tema, mostrando uma nova forma de comunicação, de olhar o outro de uma forma mais empática, sempre trazendo conceitos e ferramentas de feedback para aumentar a aproximação do líder e do seu colaborador — afirma a coordenadora de RH da Leo Madeiras.” **

Como resultado, a empresa destaca que “a taxa de rotatividade de pessoal (turnover) da Leo Madeiras passou de 22,65% em 2019 para 15,89% em 2020; depois para 5,90% em 2021 (primeiro quadrimestre).” **
**https://casestudies.insightnet.com.br/uma-revolucao-do-bem-na-gestao-de-recursos-humanos/

Portanto, a partir de um treinamento relativamente simples é possível promover processos institucionais, relações interpessoais e intrapessoais que acolham mais e melhor as diversas necessidades de cada profissional e da empresa como um todo.

Atenção:

• Cabe destacar que o trabalho aqui proposto possui uma característica própria influenciada pela identidade pessoal e profissional dos mediadores, pois a CNV não é algo hermético, estático ou concluído, ainda que possua alicerces claros;
• Este trabalho não formará pessoas em Comunicação Não-Violenta e a sustentação das conquistas dependerá da busca pelo desenvolvimento da consciência e de práticas, indicando-se o meio coletivo como melhor e mais segura alternativa para essa busca;
• As ações voltadas para o desenvolvimento da Comunicação Não-Violenta que envolvem mais amplamente as pessoas que convivem num determinado espaço possuem chance significativamente maior de promover transformações consistentes.

PÚBLICO-ALVO

Área de Recursos Humanos, lideranças e quaisquer outros setores interessados em ampliar qualidade das relações interpessoais e, consequentemente, da assertividade, fluidez e produtividade no ambiente de trabalho.
Número de pessoas: 30 profissionais por encontro (há flexibilidade)

Outros serviços disponíveis:

• Jornada com 03 a 08 encontros para desenvolvimento prático de 02 horas/cada
• Apoio regular ou pontual (supervisão ou mediação de conflito)
• Apoio particular (dificuldades específicas e/ou desenvolvimento profissional)

LOCAL, DATA E HORÁRIO

Data: a definir Horário: a definir (indica-se a disponibilidade de 02 horas)

INVESTIMENTO

Consultar na Sede do INSTITUTO ITACOLOMI pelos telefones (19)3886.5862 ou (19)9.7408.7629 ou solicitar essa e outras informações através do e-mail: itacolomivinhedo@yahoo.com.br

SUPORTE MATERIAL DISPONIBILIZADO

• Propostas presenciais: projetor digital, caixa amplificada e microfone sem fio.
• Propostas on-line: plataforma Zoom para até 100 pessoas.

MINI CURRÍCULO

Realização dos encontros: Fabiano Berlini

Graduação em Pedagogia e Ciências Biológicas. Especialização em Arte Terapia, Psicologia de Grupo e Pedagogia com ênfase em Espiritualidade e Filosofia para crianças e adolescentes. Membro do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral, UNESP Araraquara / UNICAMP. Estudante e praticante de Comunicação Não-Violenta. Foi membro do Conselho de Educação e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vinhedo/SP. Experiência como professor, educador social, arte-educador, coordenador e diretor pedagógico. Realiza trabalhos em escolas, empresas e organizações sociais, além atendimentos particulares.

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