Paulo Freire
Paulo Freire foi o mais célebre educador brasileiro, nasceu em 1921 e faleceu em 1997. Desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Significando, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação.
Desenvolvimento integral do Ser
O conceito de desenvolvimento integral no contexto da educação integral se refere a compreensão de que a educação, enquanto processo formativo, deve atuar pelo desenvolvimento dos indivíduos nas suas múltiplas dimensões: física, intelectual, social, emocional e simbólica.
Educação democrática
Na escola democrática todos têm direitos de decisão sobre o seu destino. O compartilhamento das responsabilidades e as decisões que podem alterar a posição de cada um no coletivo são tomadas em conjunto, incluindo gestores, educadores, funcionários, estudantes e pais, ou seja, o coletivo.
Cada um é, dessa maneira, responsável por si, mas também pelos demais. Essa perspectiva política e filosófica impacta diretamente todos os aspectos da organização escolar: seu modelo de gestão, sua espacialidade, seus tempos e, claro, seu currículo.
Pilares do conhecimento (Relatório Delors)
Aprender a conhecer, Aprender conviver, Aprender ser e Aprender fazer.