PROPOSTA
VIVÊNCIAS MUSICAIS PARA PAIS E FILHOS (0 a 4 anos)
OBJETIVOS
Objetivos Gerais para a Empresa: "Como essa proposta pode servir, ajudar na empresa"
Os encontros de vivências musicais dirigidas para famílias têm como objetivo organizar um tempo para que pais e filhos possam interagir e fazer música coletivamente entre os colaboradores da empresa. Assim, através de uma prática coletiva, desenvolve-se uma relação de engajamento e trocas criando uma comunidade que se organiza para uma finalidade. Observa-se o fortalecimento tanto de vínculos entre as famílias e com a empresa.
É na primeira infância que criamos nossas relações primárias. Nesse período, existe uma janela de oportunidades que se abre para que as crianças possam desenvolver habilidades que serão importantes para toda a vida. O cérebro, no momento que está participando ativamente de atividades musicais, estimula-se em todas as áreas de forma integrada.
A música funciona como objeto disparador para trabalhar habilidades motoras de movimentos diversos, estimulando o corpo e a mente. Exploramos o espaço, utilizando pulso, ritmos, melodias e harmonias variadas. Através da música, valorizamos o repertório de canções nacionais tradicionais, relembramos jogos e brincadeiras infantis que fizeram parte da infância dos adultos e que serão novamente reproduzidas a outras gerações.
A empresa, preocupada com seus colaboradores, ao promover práticas que incluem toda a família, valoriza a relação entre a instituição e os trabalhadores. A linguagem musical sensibiliza o ser humano e o toca de uma forma a acessar estruturas mentais não desenvolvidas na rotina diária daqueles que não praticam música. Dessa forma, reflexos das práticas musicais estarão diretamente relacionadas com melhoria de clima e cultura institucionais.
PÚBLICO-ALVO
Público de interesse e quantas pessoas podem participar;
Gestantes, pais e seus filhos (0 a 4 anos)
Com a necessidade de manutenção do distanciamento social, 9m² por família – máximo de 10 famílias por encontro.
Ratificamos a necessidade de manter o distanciamento e circulação de ar necessários para a realização da atividade, tendo em vista que as pessoas cantarão e utilizarão o corpo. Espaços ao ar livre são bem-vindos.
LOCAL, DATA E HORÁRIO
Data e Horário: a combinar, mas apresentar uma proposta de Duração/Etapas, ainda que possa ser formatada com cada empresa;
Encontros semanais de 1 horas de duração.
Local: na própria empresa
INVESTIMENTO
Consultar na Sede do INSTITUTO ITACOLOMI pelos telefones (19)3886.5862 ou (19)9.7408.7629 ou solicitar essa e outras informações através do e-mail: itacolomivinhedo@yahoo.com.br
METODOLOGIA
Nos planejamentos dos encontros, tenho ciência do impacto de vários pedagogos sobre o meu trabalho, assim como o da educação musical de forma ampla: nacional e internacionalmente. Destaco, assim, algumas perspectivas de pedagogos musicais abaixo elencados:
Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950) e sua preocupação com o corpo e desenvolvimento de uma audição interior;
Zoltán Kodály (1882-1967) e o escrutínio em utilizar temas folclóricos para a educação, além da preocupação por pensar na educação a longo prazo;
Shinichi Suzuki (1898-1998), em especial, me toca pelo seu amor pela educação e pelas crianças, sua aproximação com a educação com a participação dos pais e de acreditar que todos são capazes;
Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e sua vasta pesquisa em repertório folclórico de ensino coletivo em território nacional faz dele uma referência nacional;
José Eduardo Gramani (1944-1998) é tão próximo que faz o envolvimento com a música nos tocar e transforma-se em uma linguagem próxima e íntima, conquistando seu objetivo em pensar no ritmo como parte integrante da estrutura musical.
Case
A educação musical precoce sempre foi um tema que me intrigou. Não recebi uma educação específica para crianças quando eu estava nessa idade. Estive em um contexto educacional tradicional durante minha trajetória. Foi apenas durante a graduação em música que conheci o trabalho do pedagogo Shinichi Suzuki e conheci um estúdio de ensino musical especializado nessa metodologia. Desde então, continuo neste espaço, há 15 anos. Alunos nossos transformaram-se em serem humanos incríveis; alguns continuaram a estudar música e hoje são profissionais que se espalharam por diversas partes do globo. Além desse trabalho, dediquei minha pesquisa do doutorado ao mesmo público: pesquisei os processos de interação em roda entre professor, crianças, pais e avós, vivenciando um trabalho pedagógico musical que visou à preservação e à ampliação de um repertório musical para a primeira infância, promovendo jogos, músicas, brincadeiras e interações afetivas e musicais. A pesquisa foi desenvolvida no Grupo de Avaliação e Prevenção na Área das Alterações de Desenvolvimento e da Linguagem (Gapal) no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto” (Cepre), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que tem como foco trabalhar com crianças que apresentam queixas de atraso ou alterações de linguagem e/ou desenvolvimento.
CURRÍCULO
Sou mestre e doutor em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, pela Universidade Estadual de Campinas; um programa da Faculdade de Ciências Médicas oferecido no departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação. Graduei-me em música, pela mesma universidade, e sou licenciado em pedagogia, pela Universidade São Marcos.
A área educacional foi de grande interesse na minha prática profissional. A performance musical, aliada ao olhar pedagógico, contribui para a criação de um músico com formação sustentada em uma perspectiva humana. Em minha atuação como professor de piano e música, acredito no desenvolvimento de uma audição interior a partir do uso corporal e sensorial. Valorizo o repertório individual e acredito que todas as pessoas são capazes de fazer música.